Objetivos do blog

entrevistados do Primeiro ano do Só Casca !



Amigos,

Este blog nasceu de uma curiosidade, uma dúvida: quem são os mestres ainda vivos que escreveram ou ainda escrevem a história das artes marciais no Brasil ? 

O que eles pensam ? As lembranças que eles possuem ? Quais são as suas obras ? As lições de vida que eles têm a passar ?

Portanto, como vêem, não é uma dúvida, são várias dúvidas, cuja solução pretendo encontrar, ou ao menos me aproximar de um esclarecimento. Acredito, que é possível fazer este trabalho sem apelos sensacionalistas ou qualquer tentativa de polemizar pessoas, idéias ou mesmo tipos estilos de artes marciais.

O método que utilizarei nessa busca é o das entrevistas através de um roteiro semi-estruturado, quer dizer, não necessariamente farei as mesmas perguntas para os entrevistados, apenas terei um roteiro básico que será alterado de acordo com a conversa com meu interlocutor. 

As entrevistas, à princípio de peridiocidade mensal, serão dirigidas especialmente a mestres de jiu-jitsu, judô, boxe, muay-thai e talvez ou outras artes marciais... cito essas modalidades de lutas aleatoriamente porque são aquelas que em razão de minha atividade como esportista e fotógrafo tenho maior facilidade de acesso.

Quanto ao nome "casaca!" na verdade é uma brincadeira. Para quem não sabe, ao menos no jiu-jitsu, "casca" é um elogio, usamos quando queremos nos referir a alguém que é duro no treino, não desiste, dá trabalho ao adversário do tatame, um atleta ou praticante persistente, corajoso e por aí vai. 

Meus entrevistados para mim são todos "CASCAS !", pessoas que investiguei previamente e sei que são vitoriosas não só nos ringues e tatames, mas por serem mestres na vida também. Vivendo em tempos difícies, em termos históricos, e ainda num país de tanta impunidade e injustiça social temos que ser verdadeiros "CASCAS !" para enfrentarmos as supresas do cotiano com coragem e fé. Sendo assim por que não  buscar inspiração em alguns desses "CASCAS !" para seguirmos em nossas vidas?








Nenhum comentário: